Buscar
  • Detox in a Box

Alimentação no trabalho: dicas para o tornar os seus dias no trabalho mais saudáveis

Estar em casa ou no escritório a trabalhar tem um impacto muito grande na alimentação. Seja por estarmos mais próximos de tentações em casa ou com menos acesso a produtos saudáveis no escritório.

Por vezes é fácil desleixar-nos no que toca a este tema, no entanto, se conseguirmos pôr em prática algumas regras simples, é mais fácil para nos sentirmos melhor não só física, mas também psicologicamente.

Neste sentido damos algumas dicas para melhorar a alimentação e os seus hábitos alimentares enquanto trabalha.


1. Comece o dia com um pequeno-almoço equilibrado


Tomar o pequeno-almoço é essencial para iniciar o metabolismo e providencia uma grande quantidade de nutrientes e energia.


Esta refeição ajuda a manter a concentração, energia e boa disposição. Além disso, se tomar um bom pequeno-almoço, manter-se-á mais saciado durante o dia com menos vontade de comida com alta densidade calórica.

Aconselhamos a que ingira um pequeno-almoço com um laticínio, uma fonte de hidratos de carbono e uma peça de fruta.



2. Inclua na alimentação diária alimentos ricos em vitaminas e minerais


Comer vitaminas e minerais durante o dia, fará com que se sinta melhor a nível corporal, a nível de concentração e a nível energético.

Os alimentos que contêm na sua maioria estes nutrientes são: fruta e legumes. Por isso aconselhamos o consumo destes alimentos sozinhos, em sopas, saladas ou em smoothies (os smoothies Detox in a Box, por exemplo, são simples de consumir e extremamente nutritivos)





3. Adote um regime alimentar mediterrânico


A dieta mediterrânica faz parte do património imaterial da humanidade por ser um regime que existe há muitos séculos e que tem uma relação direta com alimentação saudável.


Este regime alimentar é baixo em açúcares e comidas preocessadas, contribui para uma perda de peso saudável, contribui para a saúde cardiovascular, reduz risco de inflamação e protege na formação de cancro.






A Dieta Mediterrânica é um estilo de vida marcado pela diversidade e apresenta as seguintes características:


Consumo elevado de alimentos de origem vegetal (cereais pouco refinados, hortícolas, fruta, leguminosas e frutos secos e oleoginosos);

Consumo de produtos frescos, pouco processados e locais, respeitando a sua sazonalidade;

Utilização de azeite como principal gordura para cozinhar ou temperar;

Consumo baixo a moderado de laticínios;

Consumo frequente de peixe e baixo e pouco frequente de carnes vermelhas;

Consumo de água como a bebida de eleição e baixo e moderado consumo de vinho a acompanhar as refeições principais;

• Realização de confeções culinárias simples e com os ingredientes nas proporções certas;

• Prática de atividade física diária;

Refeições como um momento de convívio: em conjunto com os seus colegas, promovendo a convivência entre as pessoas à mesa.

Fonte: Associação Portuguesa de Nutrição, 2014

4. Evite alimentos processados


Os alimentos processados são compostos por aditivos e, muitas vez são chamados de “calorias vazias”, porque apresentam alta densidade calórica mas não têm nutrientes.


Para além de ser processados, muitas vezes estes produtos também são ricos em gorduras trans o saturadas, que são maléficas para a saúde e que têm um efeito inflamatório, podendo até debilitar o sistema imunitário. Aconselhamos a que leve as suas próprias refeições em casa e/ou que as pense e prepare de véspera.




5. Hidrate-se


Adquira o hábito de levar uma garrafa própria para o escritório para que não se esqueça de hidratar.


A hidratação é fundamental para o equilíbrio do organismo e para que todos os órgãos funcionem corretamente.


Recomendamos que ingira entre 1,5 a 3 litros de água por dia. Se não aprecia água, sugerimos que opte por tisanas, infusões e chás que podem ser uma boa opção se não for adicionado açúcar.





6. Faça snacks saudáveis no trabalho


Se se sentir com fome enquanto está a trabalhar, a primeira coisa que deve fazer é beber um copo de água para tentar saciar uma vez que é provável que essa fome que sente seja apenas o seu corpo com necessidade de hidratação.

Se não for suficiente, opte por opções de snacks saudáveis disponíveis. Se o seu escritório não tem estas opções, opte por levar snacks de casa de forma a prevenir que faça snacks menos saudáveis.

Em casa, é importante evitar aliementos com alta densidade energética.


7. Exercite-se


Não se esqueça, movimentar-se é essencial para que manter níveis altos de felicidade, concentração e saúde.


Segundo a DGS, apenas precisa de fazer exercício 30 minutos por dia para que consiga manter níveis adequados de atividade física. Se conseguir, vá para o trabalho a pé ou de bicicleta.

Se ainda estiver em casa, opte por ir dar um passeio a uma hora que lhe convenha ou fazer treinos online.



Gostava de encontrar soluções simples para ser mais saudável no seu escritório ou em casa? Conte connosco para ajudar. Contacte-nos através do e-mail: team@detox-inabox.com



Saiba mais em: www.detox-inabox.com



0 visualização

We deliver smoothies at your office/home!

  • White Facebook Icon
  • White LinkedIn Icon
  • White Instagram Icon